terça-feira, 3 de junho de 2008

Lembranças....

Minha mãe diz não se lembrar, mas eu tenho muitas recordações da minha infância. Acho que desde a idade da Luiza mais ou menos.
Me lembro que ficava na casa da minha avó enquanto minha mãe trabalhava, lembro que ia no banco de trás do carro deitada e que o carro era um fusca, e no rádio tocava a vinheta "vambora, vambora, tá na hora, vambora, vambora..."... lembro também que minha avó fazia um bolo pra gente comer à tarde, e eu ficava em pé, em cima da cadeira, querendo ajudar.
Lembro do meu falecido avô, fingindo que estava distraído na hora do almoço, enquanto eu pegava o pedaço de bife do prato dele...e jurava que ele não percebia.
Lembro que ia com ele passiar no centro da cidade, mas que pra chegar até o ponto de ônibus, a gente tinha que subir um morro e no meio do caminho ele parava pra descansar e eu ficava reclamando que queria ir logo (ele fumava, então o pulmão era fraco),... lembro que gostava de sentar na primeira cadeira do ônibus que era individual, ou então no banco que fica em cima da roda, pois ele era mais alto (preciso levar a Luiza pra dar um passeio de ônibus.), me divertia muito. E isso tudo antes de completar cinco anos, pois quando isso aconteceu eu ganhei uma irmãzinha e minha mãe contratou uma babá pra ficar com a gente lá em casa.
Contei tudo isso pra mostrar que me lembro bem do passado, mas o fato é que essa noite, me veio a tona uma lembrança muito interessante que vivi qdo tinha ainda uns 3 anos...
"Minha mãe não queria mais que eu dormisse na cama dela, então um dia, eu levantei à noite e fui pra lá com meu travesseiro, ela não me deixou ficar e fechou a porta do quarto pra que eu voltasse pro meu. Eu deitei no chão com o travesseiro e adormeci. Qdo amanheceu minha mãe abriu a porta e ficou muito arrependida do que fez, me vendo dormindo no chão."
O motivo da lembrança?
A Luiza essa noite, aparece na minha cama com seu travesseiro...aquilo me tocou profundamente, devido ao que eu passei.
Claro que deixei que ela deitasse conosco, mas demorei a pegar no sono, refletindo sobre a educação que recebemos de nossos pais, se estavam corretos e se nós estamos fazendo o certo hoje.
Não sou psicóloga, mas tenho certeza que se consultasse alguma, ela me diria que essa lembrança que guardo, influencia muito na minha atitude hoje com minha filha. E que de alguma forma, isso me afetou emocionalmente a ponto de ficar gravado na minha memória.

Não é uma lembrança ruim, é só uma lembrança!

2 comentários:

Juliana disse...

Eh verdade né Clau...como nós lembramos de coisas que fazíamos qdo eramos bem pequenas!!!
Eu acho que tudo que passamos com nossos pais com certeza refletem hoje no que somos e oque queremos para nossos filhos, muitas vezes me pego pensando se realmente estou agindo certo ou errado com o Pedro sabe! Mais tenho certeza de uma coisa: Muitas coisas que não pude ter talvez por falta de oportunidade ou condições financeiras não sei, e muitas coisas desagradáveis que passei com meus pais (como essa história sua) não vou repeti-las com meu pequeno, acho que tomou a melhor das atitudes, somente temos que ter a consciência de que tb pode não ser o correto e depois... arcar com as consequências!
bjs Ju

Cris disse...

É bom lembrar de tudo que aconteceu qdo eramos crianças e poder de alguma forma fazer igual ou mudando alguma coisa para os nossos filhos, tento fazer pelo Gabriel tudo que não pude ter quando era pequena, mais claro com moderação e tento passar tudo de bom que aprendi com meus pais.

amiga sobre meu post (rs) * O Gabriel almoça e janta na escola, mais tenho que preparar o jantar para o maridão que nunca reclamou dos lanches mais que demostra quando eu faço o jantar que prefere mil vezes um bom arroz com feijão ao invez de lanche.